Como HQs infantis podem mudar uma vida?

  

Escuto muitas frases sobre "pessoas grandes" - como diz o filósofo Pequeno Príncipe, sobre os HQs infantis: é leitura para criança, só isso, acabou. Mas, só por que uma história em quadrinho retrata crianças, brincadeiras ou pequenas histórias, não significa que não há um propósito. Afinal, alguns pequenos textos significam mais que um texto gigantesco. Então, por que não parar para interpretar um quadrinho?


  Cresci ouvindo meus pais lendo histórias da Turma da Mônica para mim, até a idade que aprendi a ler sozinha. Não as leio com o mesmo significado de antes, claro. Quando eu era menor (apesar de ainda ser pequena), eram só histórias engraçadas para uma criança, exatamente do jeito que um adulto pensaria. Mas, se olharmos bem agora, os quadrinhos infantis prezam MUITO a amizade, a coragem, ensinam os problemas da corrupção, aplicam o certo, estimulam o bom crescimento social e profissional da criança e, além de todas essas maravilhosas qualidades, as divertem. 

  O que mais me interessa nessas histórias miudinhas é o fato de ser, alguns, melhores que livros que algumas pessoas julgam ser da mais alta classe intelectual. Desde quando um livro de capa velha com trocentas páginas significa bom conteúdo? O ditado aqui prevalece: julgamos o livro pela capa. Palavras rebuscadas, páginas numeradas e um nome famoso não significam conteúdo prudente, marcante e significativo. 


  Aos que não aproveitaram a infância, por não ter condição ou algo parecido, recomendo que esqueça a idade, esqueça que talvez já tenha uma filha, que o trabalho é severo e talvez uma HQ não pareça interessante. Sinto muito discordar de qualquer senhor/senhora por aí, que talvez esteja lendo, mas alguma história colorida no meio das bancas pode estar esperando por você neste exato momento. Continuam sendo páginas impressas, ainda há muito que aprender ali. 



 

2 comentários

  1. Gostei de ver Luna! Antigamente eu lia bastante dessas HQs da Mônicas, mas nos últimos tempos tenho me interessado em um outro tipo de HQ muito legal também: as graphic novels. Eu não sei muito bem como defini-las, mas as que eu li tem uma relação com História e é muito bom para aprender conteúdos.
    Um grande beijo pra ti :)
    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vc. Sempre gostei e ainda gosto das HQs da Turma da Mônica. Agora estou atrás das Graphic Novels do Gaiman, mas não acho de forma alguma que as da Mônica sejam inferiores.
    Ótimo post! :)

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir